Domingo, 10 de dezembro de 2023
Milei foi eleito no último dia 19 de novembro; durante a posse, disse que “hoje começa uma nova era”
Crédito: TV Pública Argentina - Reprodução
Javier Milei com a faixa presidencial acompanhado da vice Victoria Villarruel |
A cerimônia foi presidida por Cristina Kirchner, que por ser vice-presidente da república era automaticamente a presidente do Senado argentino. A faixa presidencial e o bastião foram transferidos por Alberto Fernández, quem se despediu do cargo, a Javier Milei.
Depois das formalidades cerimoniais, Milei decidiu discursar do lado de fora do Congresso (foto 2) para a multidão que foi prestigiá-lo, em vez de fazê-lo no parlamento como é de praxe. Disse que “hoje começa uma nova era para a Argentina”. O tempo todo enfatizou sobre a “herança” que estaria recebendo do governo anterior, como inflação anual acima de 140%, déficit fiscal e as dívidas bilionárias com exportadores, Fundo Monetário Internacional (FMI), entre outros credores.
Crédito: TV Pública Argentina - Reprodução
Milei discursa do lado de fora do Congresso para a multidão |
Durante a campanha, Javier Milei prometeu dolarizar a economia, fechar o Banco Central, privatizar setores como saúde, educação, previdência social, a petrolífera YPF e o canal de TV estatal. Ademais, defendeu a liberalização do porte de arma, a venda de órgãos e se manifestou contra o aborto.
Entre os presentes na posse estavam o chanceler brasileiro Mauro Vieira, os presidentes do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e da Ucrânia, Volodymir Zelensky, além dos ex-presidentes do Brasil Jair Bolsonaro (PL-RJ) e da Argentina Mauricio Macri. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) não compareceu, por conta dos insultos de Milei contra ele durante a campanha eleitoral, e optou por enviar o chefe do Itamaraty para representá-lo.
Javier Milei foi eleito no segundo turno das eleições, ocorrido no último dia 19 de novembro, com 55,69% dos votos válidos, contra o peronista Sergio Massa, que teve 44,31%. Ele foi ministro da Economia no governo de Alberto Fernández.
A posse de Milei foi transmitida pela TV Pública Argentina e por alguns canais locais, com cobertura em tempo real de algumas emissoras brasileiras, tais como Globonews, CNN Brasil, BandNews e Jovem Pan.
0 comentário(s):
Postar um comentário