Domingo, 10 de dezembro de 2023
Blog abordará temas como direitos humanos, segurança pública, política, corrupção, entre outros
Crédito: Diego Silva - Suco Gástrico
Logomarca Suco Gástrico |
“Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; esse direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”, é o que diz o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).
E é com base nessa premissa que renasce Suco Gástrico, um portal de notícias sobre certos fatos que acontecem no Brasil e no exterior, com foco em temas como direitos humanos, segurança pública, política, corrupção, saúde, educação, atualidades e internacional.
Todos os dias, em algum lugar do Brasil e do mundo, alguém está começando ou encerrando um projeto, um trabalho ou até mesmo um sonho. Neste domingo (10/12), Dia Internacional dos Direitos Humanos, não poderia ser diferente. É hora de recomeçar um projeto jornalístico que ficou parado por vários anos e que está de volta para narrar o cotidiano dos brasileiros e expor as vísceras de um país em constantes metamorfoses política, social e econômica.
A data de relançamento parte do entendimento de que o acesso à informação é um direito humano universal e que o jornalismo é essencial para a manutenção de uma sociedade bem-informada, democrática e livre e opor-se às mazelas e injustiças sociais, por ter entre suas funções sociais informar e opinar.
Suco Gástrico surgiu pela primeira vez em 15 de novembro de 2015, Dia da Proclamação da República. Ficou sem atualizações e desativado por um longo período, pois o jornalista responsável, Diego Silva, estava focado em outros afazeres e não conseguiu dar conta. Quando um projeto como este não é seu ganha-pão, é preciso lançar-se a novos horizontes para sobreviver e pagar as contas.
As atualizações do blog não terão a mesma velocidade dos veículos de imprensa tradicionais, tendo em vista tratar-se de um “trabalho” solitário. Haverá uma pré-seleção de assuntos que valham a pena noticiar, que sejam de interesse público, além de reportagens investigativas e exclusivas.
E antes que se cogite que Suco Gástrico é de determinada ideologia por usar as cores da bandeira brasileira, a resposta é não. Essas cores são de todas e todos os brasileiros e não devem ser apropriadas por quem quer que seja. Muito antes dos episódios políticos que marcaram o Brasil nos últimos anos, o blog já utilizava essa logomarca. A diferença é que em 2015 o fundo era azul. Na versão 2023/2024, branco para dar leveza e renovação da identidade visual.
O logotipo é um estômago na cor verde, em alusão aos diferentes tipos de ambientes que vivemos; o suco gástrico na cor amarela remete ao ouro e ao poder, cujas riquezas e ambições podem corroer e corromper a sociedade; o círculo azul faz alusão à água, elemento essencial para a vida, e também ao círculo vicioso de altos e baixos que lidamos. Nesse contexto, o povo é essa água que dá vida e sustenta o país e a classe política; e por fim o branco, um apelo à necessidade de transparência em todos os sentidos, e as estrelas representam as unidades federativas sendo consumidas pelo suco gástrico para satisfazer a fome ou sede de poder dos poderosos.
A gastrite é um problema digestivo caracterizado pela dificuldade de absorção de alimentos seguida ou não de náuseas e enjoos, podendo ser de origem fisiológica ou psicossomática, neste último caso como efeito colateral de crises de ansiedade e de estresse. De modo prático, este portal noticioso tenta traduzir os sentimentos de milhões de brasileiros insatisfeitos e incrédulos com a política e com as instituições democráticas vigilantes.
Seja bem-vindo(a) e acompanhe Suco Gástrico nas redes sociais:
0 comentário(s):
Postar um comentário